Filmes

Jumanji

Jumanji é um filme de fantasia norte-americano de 1995, dirigido por Joe Johnston, lançado no Brasil em 26 de janeiro de 1996. É baseado no livro homônimo de 1981, escrito e ilustrado por Chris Van Allsburg, também autor de Expresso Polar e Zathura, os quais também receberam adaptações para o cinema.

O filme conta a história de Alan Parrish (Adam Hann‑Byrd). Em 1969, o garoto descobre um misterioso jogo de tabuleiro enterrado próximo à fábrica de sapatos de seu pai, na cidade fictícia de Brantfold, New Hampshire. Ao jogá-lo com sua melhor amiga, Sarah Whittle (Laura Bell Bundy), ele acaba aprisionado na selva de Jumanji. Vinte e seis anos depois, Judy Shepherd (Kirsten Dunst) e Peter Shepherd (Bradley Pierce) se mudam com sua tia para a casa da família Parrish, agora vazia. Os dois irmãos acabam descobrindo o jogo e, ao jogá-lo, libertam Alan (agora adulto, interpretado por Robin Williams). Depois de reencontrarem Sarah Whittle (Bonnie Hunt), os quatro personagens terão que continuar jogando a partida até o fim, para assim desfazerem os acontecimentos desencadeados pelo jogo. Mas isso não será nada fácil, pois novos perigos surgem cada vez que alguém joga os dados.

Trailer

Curiosidades

– De acordo com Chris Van Allsburg, autor do livro, a palavra Jumanji vem da língua zulu, e significa “muitos efeitos”. O nome da obra está relacionado, portanto, às consequências de cada jogada no tabuleiro.

– Jumanji custou cerca de U$ 50 milhões para ser produzido, boa parte deles dedicados aos efeitos especiais. Arrecadou mundialmente mais de U$260 milhões.

– Scarlett Johansson, na época com 11 anos, fez testes para a personagem Judy Shepherd.

– Os produtores queriam Tom Hanks para interpretar Alan, e não Robin Williams.

– Os tabuleiros usados nas filmagens se tornaram itens de colecionador. Um deles foi leiloado em 2014 por U$60.800.

– Van Pelt (caçador) e o pai de Alan são ambos interpretados por Jonathan Hyde (que também fez o mordomo do Riquinho).

– O mural da fábrica de sapatos onde o pai de Alan trabalha ainda existe. A loja é fictícia, mas o mural, pintado para a produção, nunca foi apagado e pode ser visitado em Keene, New Hampshire.

Onde assistir

Na data de publicação desse post, Jumanji está disponível na Amazon Prime Vídeo, Google Play (a partir de R$5,90), Microsoft Store (a partir de R$7,90) e iTunes Store.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *